pizza

Se você tem a melhor pizza da região, seu ambiente é agradável e, mesmo assim, você não tem sucesso em seu empreendimento, esse artigo é para você! Abaixo, falaremos sobre formação de preço: como fazer, sua importância para o negócio, como precificar uma pizza meio a meio e etc. Confira, aprenda conosco e alcance o sucesso que almeja.

Formação de preço

A formação de preço de sua pizza é parte fundamental do planejamento empresarial de seu estabelecimento, proporcionando rentabilidade, retorno do capital investido e competitividade. O processo contrário, no entanto, pode te levar ao fechamento.

Faça o download de uma planilha de formação de preço de pizza abaixo e acompanhe conosco um passo a passo para aprender a precificar seu produto e escapar da falência:

lead magnet formação de preço de pizzas

Passo #1 – Custos fixos

São considerados custos fixos aqueles que são necessários para o funcionamento físico de sua pizzaria. Aqui, é necessário considerar custos materiais e humanos: água, luz, telefone, gás, bancos, encargos, salários, material de limpeza e outros. Lance tudo o que for um custo fixo e, posteriormente, lance também o valor total mensal desses gastos.

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Passo #2 – Custos variáveis

São considerados custos variáveis aqueles que incidem diretamente na quantidade de pizzas vendidas, por exemplo: caixa de pizza, taxa de entrega (diária entra no custo), molhos, sorvetes, brindes e etc. Nessa aba da planilha, lance tudo o que fizer parte dessa lista, incluindo valores.

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Passo #3 -Cálculo da massa e do molho

Para começar o cálculo da massa e do molho, você deve listar todos os produtos utilizados na composição de cada uma de suas pizzas (farinha, ovo, água, fermento, açúcar, molho pronto ou tomates, etc).

Depois, você deve listar, em paralelo, o preço da quantidade de cada um desses ingredientes (em gramas, unidade ou ml).

Exemplo:

1 kg de açúcar – R$1,50

Depois você deve colocar a quantidade de açúcar utilizada por você na receita. Neste caso, consta 40g, logo, 40g de açúcar custam ao dono de pizzaria R$0,06

Você deve fazer isso com todos os produtos e, não se preocupe, os cálculos serão feitos automaticamente.

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Passo #4 – Aba de pizzas

A aba de pizzas deve ser preenchida somente após o preenchimento das fichas técnicas de todos os sabores de suas pizzas. Nessa aba, lance somente a quantidade de pizzas vendidas por tamanho e seu preço.

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Passo #5 -Bebidas

Aqui você deve preencher o nome da bebida, seu preço de custo, quantidade vendida e preço de venda.

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Passo #6 – Outros produtos

Na aba “outros produtos”, você deve preencher o nome do produto, quantidade vendida, preço de custo e preço de venda.

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Passo #7 – Aba de fechamento

A aba de fechamento é a mais simples: será preenchida automaticamente, à medida que você insere os outros dados.

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Passo #8- Cadastro de Produtos

Os produtos contidos aqui virão automaticamente da aba de ficha técnica, onde você cadastrará o produto, preço e quantidade de produto utilizado por pizza. Por isso, fique atento! Se você tiver um produto com quantidade diferente para determinadas pizzas, certifique-se de lança-lo com um nome diferente: lombo, lombo1, lombo2. Desta forma, no preenchimento da ficha técnica, será puxada a quantidade lançada por tamanho de pizza.

Exemplo:

  • A massa vai puxar o preço e a quantidade colocada na aba “calculadora de massa”;
  • Quando se trata do molho, será puxado somente o preço e você deverá lançar a qualidade a mão;
  • Em caso de aumento nos produtos, mude apenas o preço e, automaticamente, os preços finais serão alterados na ficha técnica também.

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Passo #9 – Ficha técnicas por sabor

Disponibilizamos vinte fichas para que você coloque o nome do sabor de sua pizza. Nelas, digite os ingredientes da mesma forma que cadastrou na aba “cadastro de produtos”. Assim, automaticamente, a planilha puxará os dados de preço, quantidade e será calculado o valor do preço informado.

Além disso, a ficha técnica disponibiliza o local para lançar produtos por kg e produtos por unidade (como exemplo ovo, ou uma lata de atum).

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Com o preço formado assim, de acordo com seus gastos, ficará muito mais fácil obter sucesso em seu negócio. Preencha a planilha acompanhando o passo a passo e, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar nos comentários.

Formação de preço: pizza meio a meio

pizza meio a meioTodo mundo sabe que as pizzarias cobram o valor mais alto quando um cliente pede pizza de dois sabores, no entanto, essa prática tem mudando e muitos passaram a cobrar pelo valor médio das duas pizzas. Abaixo, saiba um pouco mais sobre isso e faça sua escolha!

Pizzaria amiga do consumidor

O projeto Pizzaria Amiga do Consumidor foi proposto pelo PROCON e consiste em identificar e divulgar os estabelecimentos que praticam a cobrança da pizza meio a meio pela média de preço dos sabores escolhidos pelo cliente. Isso foi proposto porque, para eles, não faz sentido que o consumidor pague o valor cheio de uma pizza que ele só consome pela metade, entretanto, a adesão à campanha é FACULTATIVA e não implica em multas. A participação na campanha implicará somente na entrega gratuita, pelo Procon, do certificado ‘Pizzaria Amiga do Consumidor” – selo que deverá ser afixado em local de fácil visualização no estabelecimento como um indicativo de qualidade.

Para escolher se deve ou não adotar a cobrança pela média dos sabores ou pelo sabor de valor mais alto, fique ligado na concorrência: se todos os seus concorrentes trabalham calculando uma média, não dá pra brigar pelo seu espaço cobrando o valor mais alto, não é?!

Agora que você já sabe como começar a fazer a formação de preço de sua pizza, que tal ler o artigo “Saiba como contratar um pizzaiolo para seu negócio” e deixar seu comentário com dicas, sugestões ou dúvidas, que teremos prazer em respondê-lo.

P.S – A planilha de formação de preço foi criada por Saulo Jr. e sua formação original pode ser encontrada no site Profissionais da Cozinha.

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