O fluxo de clientes no seu restaurante diminuiu por causa da crise? Isso não aconteceu apenas com o seu negócio. De acordo com dados do IBGE, o setor de alojamento e alimentação (que agrupa bares, restaurantes e hotéis) encolheu 5,6% entre fevereiro de 2015 e 2016.

Além disso, um estudo divulgado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em junho de 2016 mostrou que um em cada três bares no Brasil operam no vermelho.

 

Neste cenário desfavorável, sobrevive quem se destaca mais. Apostar na inovação é uma das saídas mais promissoras para quem precisa manter o negócio funcionando durante a crise.

 

O marketing mobile é uma das formas mais eficazes de manter a sua marca na mente do consumidor. De acordo com este estudo da comScore, as pessoas gastam cerca de 2 horas por dia utilizando os seus smartphones. Já os dados da pesquisa da Flurry estima mais que o dobro de tempo: 5 horas por dia.

 

Independente da quantidade exata de tempo que gastamos diariamente, é inegável que os smartphones nos mantêm conectados em qualquer hora e em qualquer lugar. Toda essa conectividade faz com que os celulares sejam o canal perfeito para você nutrir o relacionamento entre a sua marca e consumidor.

 

Ainda restou alguma dúvida sobre o poder do mobile? Confira as estatísticas abaixo:

 

  • Existem mais gadgets do que pessoas no mundo: enquanto a população mundial reúne cerca de 7,19 bilhões de pessoas, o volume de equipamentos como smartphones, tablets e celulares já atingiu a marca de 7,22 bilhões de unidades;
  • Em 2020, 70% da população mundial terá um smartphone;
  • 68 milhões de pesquisas são feitas por hora no mundo todo através de dispositivos mobile.

 

Você tem um minuto para a palavra do marketing mobile?

 

Certamente, você já ouviu falar sobre marketing mobile e os milagres que ele é capaz de fazer. Porém, antes de criar as campanhas, é importante planejar. Campanhas que são executadas sem planejamento já nascem fadadas ao fracasso.

 

O primeiro passo do seu planejamento deve ser definir o objetivo da sua campanha. Dependendo do seu propósito, os resultados gerados no final da campanha deverão ser analisados de forma diferente.

 

Campanhas mobile podem perseguir diferentes metas. As mais comuns são:

 

  • Construir a imagem da marca
  • Nutrir o relacionamento entre a marca e consumidor
  • Atrair visitas aos pontos de venda

 

Para cada objetivo, existe uma estratégia diferente. Utilizar a mesma tática para construir a imagem da marca e atrair fluxo de visitas para as lojas não será eficaz.

 

“Como escolher o objetivo ideal para a minha campanha mobile?”

 

Depende da situação do seu negócio. A sua marca é nova e quase ninguém a conhece? Invista em construir a sua imagem. A sua marca já é conhecida, mas a taxa de retenção de clientes é baixa? Adote estratégias de relacionamento com o consumidor. A sua marca já está consolidada, mas você quer expandir o fluxo de visitas nos seus restaurantes? Aposte em campanhas de geração de visitas aos pontos de venda.

 

  • Branding: construção da marcaVocê acabou de abrir a sua rede de restaurantes e ninguém conhece a sua marca ainda? Aposte em uma campanha de branding.Campanhas de branding são focadas em visibilidade. Na prática, isso significa que quanto maior for o volume de pessoas que visualizarem e clicarem no seu anúncio mobile, maior será o sucesso da sua campanha.As duas principais métricas a serem consideradas nesse tipo de campanha são o número de cliques e o número de impressões.

 

  • Campanhas de relacionamento: fidelize a clientelaUma boa campanha de relacionamento é o ingrediente secreto para quem quer transformar clientes casuais em uma clientela fiel.Para criar uma boa campanha de relacionamento, o retargeting é uma ótima saída para impactar consumidores que já estiveram em algum dos seus restaurantes.O retargeting é um tipo de segmentação que impacta um grupo de consumidores que já entrou em contato com a sua marca anteriormente. No caso de campanhas de relacionamento, o retargeting é útil para que você impacte os clientes que já conhecem os seus restaurantes.

    Uma das modalidades mais eficientes de retargeting disponíveis no mercado é retargeting geolocalizado. Com ele, você pode impactar o público que já visitou alguma das unidades do seu restaurante.

    Dessa forma, você impacta quem já foi ao seu restaurante e estimula que essa pessoa retorne através de ofertas exclusivas.

    As principais métricas que demonstram os resultados desse tipo de campanha são o número de visitas e o número de cliques.

  • Foco no fluxo de visitas aos restaurantesA sua marca já está consolidada e você precisa atrair mais clientes? Campanhas focadas na geração de fluxo de visitas são a resposta.O marketing mobile evoluiu tanto que, hoje em dia, já é possível calcular o número de consumidores que visitaram os pontos de venda da sua marca depois de clicarem em um anúncio.Isso se tornou possível através do desenvolvimento da tecnologia de geolocalização, que detecta quando o público se dirige a um dos pontos de venda da marca depois do clique no anúncio.

    Além disso, a tecnologia de geolocalização também permite que o você impacte os consumidores que estão próximos dos seus restaurantes ou até mesmo dentro de lojas da concorrência. Assim, você influencia o consumidor no momento de decisão da compra, aumentando as chances de concretizar uma visita a um de seus restaurantes.

    Nesse caso, a métrica que melhor demonstra o sucesso da campanha é o número de visitas geradas a partir do clique do anúncio.

Anunciar mobile vai muito além de criar anúncios que vendem a sua marca. Uma campanha mobile bem sucedida é fruto de pensamento estratégico combinado com um objetivo muito claro.

 

Você já teve alguma experiência com anúncios mobile ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco! Será um prazer trocar uma ideia com você.