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Um dos pontos principais de um restaurante é a construção da carta de vinhos. Seja para almoço ou jantar, existem comemorações especiais que apenas um bom vinho é capaz de honrar. Para não decepcionar seus clientes e ter mais um diferencial em seu restaurante, trouxemos dicas de especialista para a carta de vinhos do seu estabelecimento.

Um layout claro para a sua carta de vinhos

carta-de-vinhos-5A primeira coisa que você precisa saber para ter uma carta de vinhos elegante e vendedora, é que o seu cliente pode não ser um enólogo e precisa ter a vida facilitada, por isso, a carta deve ser atrativa, de fácil entendimento e o layout deve combinar com o padrão do seu restaurante.

Alguns lugares optam por inserir na carta de vinhos combinações tanto para massas, quanto para frutos do mar e carnes. Para ter certeza das combinações e fazer isso da forma correta, é preciso ser ou consultar um enólogo e, junto ao chefe de cozinha, organizar as informações da melhor maneira.

Depois que você já decidiu como serão distribuídas as informações na sua carta de vinhos, separe as bebidas por regiões, começando pelos vinhos locais. Em seguida, categorize as bebidas por gêneros para facilitar a escolha do cliente.

Para não errar, primeiro coloque os aperitivos, depois os fortificados, os espumantes, vinho branco, os roses e por último, os vinhos tintos. Você também pode colocar em sua carta de vinhos tipos especiais para sobremesa e digestão.

A importância da indicação do garçom

carta-de-vinhos-4Depois de ajustar o layout de sua carta de vinhos, você precisa considerar o preparo dos garçons. Muitas pessoas solicitam a indicação deste profissional devido a falta de conhecimento próprio, por isso, um treinamento adequado é fundamental, afinal, saber vender o vinho e explorar suas características é tão importante quanto ter uma boa carta de vinhos.

Outra opção a considerar é a presença de um sommelier – profissional responsável por todas as bebidas do estabelecimento. Alguns restaurantes consideram essa presença dispensável devido ao custo, mas este pode ser um grande engano. Um bom sommelier pode trazer resultados excelentes para seu restaurante e contribuirá muito para a reputação da sua marca. Pense nisso!

Informação da carta de vinhos

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Você já criou um layout bacana, escolheu os profissionais certos e treinou os funcionários para informar corretamente sobre cada bebida da sua carta de vinhos. Agora é a hora de buscar algumas informações indispensáveis como:

–  Nome completo;

– A sua DOC;

– Safra;

– Nome da vinícola;

– Graduação alcoólica;

–  Casta e produtor.

Você também não pode esquecer de informar o preço do vinho considerando o valor da taça e da garrafa, afinal, algumas pessoas jantam sozinhas. 

Considere que, para os amantes de vinhos, essas informações são fundamentais. Com elas, eles terão maior confiança para degustar o vinho do seu restaurante e, na hora de indicar o seu estabelecimento, não pensarão duas vezes, afinal, tiveram uma boa experiência.

Dica de ouro:  para facilitar a inserção dessas informações sem gastos de impressão quando houver novos rótulos em sua carta, você pode considerar o uso de um cardápio eletrônico. Essa é uma ótima forma de criar uma carta de vinhos acessível, moderna e funcional para todos.

Combinação dos vinhos com o menu

carta-de-vinhos-2Combinar os vinhos com o menu do restaurante também é essencial e uma vantagem para o gestor, afinal, a chance do cliente se apaixonar pelo que é servido acompanhado de um vinho perfeito aumenta muito! 

Chefe de cozinha, sommelier, enólogo e gestor de restaurante podem pensar juntos em uma carta de vinhos certeira, que vá de acordo com os pratos oferecidos e também seja atrativa para o público alvo que frequenta o estabelecimento. Isso pode trazer resultados incríveis, então, não deixe de lado!

Cuidados com a carta de vinhos

carta-de-vinhos-1Um cuidado importante para ter sucesso ao criar uma carta de vinhos é mante-la sempre atualizada. Revisá-la a cada 6 meses é interessante para que o cliente possa perceber que seu estabelecimento sempre tem uma novidade, apesar de continuar tão tradicional quanto sempre foi. 

Também é essencial garantir que em sua carta de vinhos sempre haverá a informação de disponibilidade ou não de um determinado rótulo em estoque. Isso evita frustrações e pode ser feito com muita facilidade caso seu cardápio eletrônico esteja integrado a um sistema de restaurante com gerenciamento de estoque.

A carta de vinhos fará do seu restaurante um ambiente mais atrativo e tornará o momento das pessoas ainda mais especial. Por isso, capriche no planejamento, faça boas escolhas e venda bem seus rótulos com sabedoria, afinal, eles serão essenciais para a construção da sua reputação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como ter uma carta de vinhos vendedora, compartilhe nos comentários: Você já tem uma carta de vinhos em seu restaurante, qual foi o processo para planeja-la da melhor maneira? Compartilhe a sua experiência com outros gestores!

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