Comanda de bar

A comanda de bar ou comanda eletrônica é uma das ferramentas mais importantes para determinar o sucesso de um estabelecimento do ramo. Neste artigo, utilizaremos o termo comanda de bar para definir esta importante peça na gestão do seu negócio. Confira e descubra as vantagens da automação comercial.

Definindo a comanda de bar eletrônica

comanda de bar 3A comanda de bar oferece a facilidade da automação do atendimento, retaguarda e caixa em estabelecimentos que buscam mais controle, agilidade nos processos e um bom meio de treinar os funcionários. Além disso, a comanda de bar é uma ferramenta essencial para o sucesso do seu estabelecimento, afinal, com ela é possível garantir um atendimento organizado que resultará na satisfação do seu cliente.

A seguir, confira alguns em dados do mercado e compreenda a importância da comanda de bar para seu negócio – e as consequências da falta dela também.   

Panorama de mercado

Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), temos cerca de 350 mil bares espalhados pelo país, o que movimenta em torno de R$ 4 bilhões ao ano na economia. Além disso, neste panorama também podemos observar que grande parte desses estabelecimentos trabalham com comandas de papel.

O problema dessa informação é que, para driblar a concorrência, não basta ter criatividade e um marketing para restaurante atrativo. É preciso entender que ninguém vai a um bar, demora para ser atendido e fala que vai voltar apenas porque a música é boa, não é? 

Ainda segundo a ABRASEL, de cada 100 estabelecimentos abertos 35 fecham e metade não resiste ao segundo ano.

Isso ocorre por falta de planejamento e de uma estrutura que permita ao negócio atingir máximo desempenho, atendendo as exigências dos clientes cada vez mais adeptos a bares que prezam pelo bom atendimento.

Outro fator que influencia nesses resultados é o porte do estabelecimento e essa é uma das razões de decisão por um sistema automatizado. Quanto maior a operação, maior o risco do estabelecimento sofrer prejuízos e ter que fechar por falta desta estrutura.

Por que não devo usar uma comanda de bar em papel?

comanda de bar 3O atendimento com a comanda de papel é mais tradicional no mercado brasileiro, mas, nem de longe é o mais eficiente. O papel escrito pelos garçons  – que serve tanto para documentar a venda, quanto para distribuir as tarefas nas áreas de produção, caixa e atendimento –  abre brechas para morosidade e falhas.

A comanda de bar eletrônica entrega uma gama de vantagens bem mais robusta que a de papel, por meio do sistema que a coordena. Algumas vantagens são:

  • Agilidade e organização nas operações;
  • Redução dos erros operacionais;
  • Facilidade na gestão por que com ela você sabe o que entra e o que sai do estoque, qual produto vende mais etc;
  • Histórico do cliente, permitindo um atendimento personalizado;
  • Controle dos recebíveis.

O que antes era manual, fica automaticamente registrado no sistema e você não tem dor de cabeça com o controle de tudo, podendo focar em análise de relatórios e criação planos de ação para que seu estabelecimento cresça e lucre mais.

É bem verdade que a decisão de automatizar processos deve ser tomada com base no porte de seu estabelecimento. Mesmo assim, vale pensar no futuro e considerar que uma boa comanda de bar lhe auxiliará no crescimento de seu negócio.

Busca uma comanda de papel mesmo assim? Para te ajudar, disponibilizamos o modelo a seguir para download:

comanda de bar

O que muda no negócio com a comanda de bar?

Muita coisa melhora com a comanda de bar quando é eletrônica, por isso, vamos listar situações aqui para que você visualize melhor a aplicação da ferramenta no seu dia a dia.

Este vídeo do canal do Parafernalha ilustra bem situações muito comuns relacionadas ao uso da comanda de papel. A temática é restaurante, mas se adéqua muito bem ao universo do bar. Confira:

Reconheceu alguma dessas situações?

Lidar com o público é mesmo complexo e sua equipe tem que estar preparada para o que vier! 

Confira mais situações como essas:

#1 – Atendimento de cliente indeciso

O seu bar está lotado e o cliente indeciso chega para gerar o caos no atendimento e na produção!

Homer indeciso

é bem assim mesmo !

Das duas, uma: ou ele fica procurando por algo no cardápio, ou pede e depois quer mudar o pedido.

Se o seu cardápio não estiver bem produzido e o time bem treinado instaura-se o caos e você dá margem para esse cliente pensar em customizar o pedido.

Na correria para atender a mesa ao lado, já que tudo ficou parado por conta do indeciso, o seu garçom esquece ou demora para levar o pedido  à cozinha. Então, senta que lá vem reclamação.

#2 – Bar com muita rotatividade de funcionário

Se você não tem uma política de treinamento adequada e troca muito de funcionários, deve saber o quanto isso prejudica a imagem do seu estabelecimento. Neste caso nem comanda de papel, nem comanda de bar no modo eletrônico ajuda muito.

É bom abrir esse parenteses aqui, porque é importante ressaltar que uma boa gestão preza pela qualificação e retenção dos funcionários. Do contrário, você só tem dor de cabeça com funcionário atendendo mal porque não conhece cardápio ou te difamando e contagiando os demais por insatisfação. Ambientes desorganizados geram este tipo de atitude por parte do público interno.

Saiba mais sobre isso lendo o artigo “Acerte na contratação de funcionários de seu restaurante“.

#3 – Garçom com letra de médico

Resolver o problema do garçom com letra de médico é quase impossível –  a não ser que você de um caderno de caligrafia para seu funcionário e comece um treinamento intensivo.

Gato fazendo careta

Eu falo isso porque entendo de letra de médico.

Nem é muito nossa culpa, sabe… é que a mão não obedece!

Mas, falando sério, isso acontece mesmo! A comanda de papel deixa brecha para que o atendimento seja moroso por conta disto. O garçom escreve e a produção ou o caixa tem que adivinhar o que esta escrito lá. Complicado, né?

Qual o melhor momento para adquirir a comanda de bar?

comanda de bar 3Muitos donos de estabelecimentos de bar, em geral, acreditam que a melhor maneira de gerir seu negócio é fazendo tudo manualmente, controlando na unha a administração, produção, compras e os funcionários. Mas, na verdade, essa não é a maneira mais inteligente de levar um negócio.

Não é o tamanho do esforço que faz a diferença no final, e sim como você aplicou esse esforço. Isso acontece porque minimizar custos e o tempo gasto na operação só trará benefícios ao negócio.

Não é necessário você viver sem tempo para a família, com tudo acumulado, trabalhando mais de 14 horas por dia. A automação existe para isso!

Escolhendo a comanda de bar mais adequada e que facilite sua vida em todos estes processos, você terá condições de crescer o seu negócio de forma sustentável.

Estudo de caso: Chôwa Sushi

O restaurante Chôwa Sushi é um bom exemplo para o mercado de bares e restaurantes. Além de manter as raízes da na culinária japonesa e prezar pela qualidade no atendimento, inova não só no ambiente, mas também com um eficiente atendimento baseado na comanda eletrônica.

O foco deste restaurante é proporcionar aos clientes, além da plena satisfação, uma experiência prazerosa, que com certeza torna os clientes fiéis.  

O sócio do estabelecimento diz o seguinte sobre o uso da comanda eletrônica:    

Meus atendentes ficaram mais ágeis após a implantação da comanda eletrônica, sem contar a redução de erros e melhora substancial no atendimento”  Wendel, sócio do Chôwa Sushi

O que acreditamos ser importante ao mostrar este exemplo, é que independente do tipo de estabelecimento que analisemos, quem aplica a automação adequada cresce e mantém o estabelecimento em funcionamento sem quebrar.

Como faço para escolher uma comanda de bar?

comanda de bar 3No artigo 5 Dicas para escolher um programa para restaurante falamos bastante sobre essa questão da escolha de um bom software de gestão para um estabelecimento. As dicas valem para qualquer tipo de negócio. Para conferir completo é só acessar o link.

A comanda eletrônica que você deve escolher tem que atender sua demanda de processos e ser fácil de administrar. Fora isso, é muito importante observar a usabilidade e vantagens para o seu time, que deverá ser muito bem treinado na hora da implantação do  programa que você adotará em seu bar.  

Em suma, é muito importante olhar muito além do preço. Não se iluda com programas gratuitos, pois você necessitará de suporte para instalar e gerenciar as operações com ele. A probabilidade de necessitar de uma ajuda é de 100%, pois na maioria dos casos esses programas não se adequam ao seu tipo de negócio. Eles geralmente são construídos para atender a vários segmentos e uma hora ficam limitados para suas necessidades.

O que é necessário para implantar a comanda de bar em seu estabelecimento?

comanda de bar 3Nesta etapa do processo, após a escolha do software de gestão ideal para seu negócio, você será orientado sobre todos os equipamentos necessários para que a implantação ocorra. Pode ser que você já tenha algum, no entanto, é necessário confirmar se ele é compatível com o sistema que você adotou.

Um outro ponto importante para analisar é que, no momento da compra dos equipamentos, você fique atento a essa mesma questão. Nem todo smartphone tem capacidade para rodar sem erros o novo sistema, por exemplo. Siga as instruções do novo fornecedor para evitar dor de cabeça. Geralmente os equipamentos necessários para implantação da comanda de bar e do sistema que vai operá-la são:

vetor    Computador (para gestão do caixa)
impressora    Impressora Térmica USB (para impressão de contas ou nota eletrônica)
impressora    Impressoras Térmicas Ethernet (para impressão dos cupons de produção)
sat logo    S@T-CF ou Impressora Fiscal (emissão de documento fiscal)
roteador   Roteador Wifi Profissional (para gestão de clientes)
smartphone Smartphone Android ou Ipod (wi fi operacional )

Como é o processo para implantação da comanda de bar?

Seu estabelecimento passará por uma avaliação para que sejam identificadas as estruturas necessárias para implantação do sistema. Falamos de verificação de equipamentos que serão adquiridos, como falamos anteriormente, e desenho do modelo operacional.

Etapa #1 – Configurações

Se você opta por um bom sistema de comanda de bar, terá todo o suporte necessário para configuração do sistema e definição dos perfis de acesso para cada funcionário, ou seja, dentro do sistema fica configurado quem tem acesso aos perfis de administrador ( geralmente dono ou sócios), gerente (funcionários supervisor), operador de caixa, garçons e, se seu bar for muito grande, alguns funcionários chave terão acesso a outros perfis como administrativo, estoque e etc.

Etapa #2: Construção do cardápio

Nesta etapa será realizado o cadastro do seu cardápio personalizado e  sua equipe vai ser treinada em como operar e fazer a gestão do atendimento com a comanda de bar, tanto no atendimento como na produção e no caixa. E depois que a equipe de implantação for embora, sua equipe vai ter que cadastrar produtos sozinha, então, isso também entra na lista do treinamento. É  o cadastro da importante ficha técnica de produto.

Etapa #3: Treinamento operacional

Sua equipe vai passar por treinamento de como atender,  vender e fazer a gestão do caixa com a comanda de bar e o sistema operacional. é sempre importante aproveitar este momento para tirar todas as dúvidas e aproveitar bem os testes que serão feitos.

Etapa #4: Treinamento gerencial e financeiro

Este treinamento é para seu funcionário gerente e para você dono do estabelecimento. Serão mostrados como funcionam os relatórios do sistema, controle de estoque e processamento de notas. E tem a parte do financeiro, onde você vai entender como funciona o fluxo de caixa. Você pode optar ou não por ter controle nesta área, mas, não tenha dúvidas que para saber exatamente o quanto esta lucrando, esta ferramenta será necessária.

Etapa #5: Acompanhamento real e validação

Nos primeiros atendimentos, você deve ter um acompanhamento do processo para saber se tudo esta correndo bem com o seu atendimento e equipe. É hora de tirar todas as dúvidas restantes e sua equipe iniciar a acionar o suporte.

Com isso esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é a comanda de bar e qual a diferença que ela faz na gestão do seu negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *