Atrair clientes não é fácil, mas o que você faz para fideliza-los? Se a sua única preocupação é trazer mais pessoas para seu restaurante, fique ligado às dicas abaixo e aprenda a manter seus clientes, em lugar de apenas atrai-los. Saiba mais sobre como fidelizar clientes com um CRM para restaurante:

Afinal, o que é CRM?

como fidelizar clientes - crmCustomer Relationship Manager: esse é o nome original do CRM. Em português, significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente e é indispensável quando falamos de como fidelizar clientes. Geralmente é utilizado e alimentado pelas equipes de marketing, vendas e atendimento. Como conceito, considera-se que o CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de um cliente.


Como funciona?

Uma ferramenta de CRM parte da premissa de foco total no cliente – a ferramenta perfeita para você quer busca saber como fidelizar clientes – , portanto, seu objetivo é aprimorar a experiência do cliente através da interação e aquisição de conhecimento sobre seus hábitos.

Em suma, funciona da seguinte maneira: à partir de dados armazenados pelos times de vendas e atendimento em um CRM, descobre-se o que cada um dos clientes necessita e, a partir daí, estratégias de marketing com foco em fidelização são desenvolvidas.

Para que se faça bom uso da ferramenta, deve-se armazenar todas as atividades do cliente de forma padronizada e independente. Registre qualquer comunicação por e-mail, registre todos os pedidos, contatos telefônicos, eventuais queixas, dados de nascimento e outras informações que caibam no dia-a-dia do seu restaurante. Assim, após esse armazenamento, será possível fazer uma análise cuidadosa que, posteriormente, resultará na estratégia de fidelização que mencionamos anteriormente.

Como fidelizar clientes com o CRM?

como fidelizar clientes - crm e equipe de vendasQuem tem um restaurante pode ser muito favorecido por um CRM, porque através dele é possível perceber padrões de comportamento que, com a correria do dia-a-dia, não conseguimos notar.  Por exemplo:

Você é dono de uma pizzaria e sabe que o Sr. João, cliente antigo e fiel, sempre pede uma pizza de Lombo sem cebola e com borda recheada. Assim, toda vez que o Sr. João liga ou aparece em sua pizzaria, você o recebe de forma especial, antecipando seu pedido e demonstrando sua atenção para com ele.

(Seria legal se isso acontecesse com todos os clientes, não?)

O CRM permite esse tipo de coisa. Através da ferramenta, você saberá como fidelizar clientes ao identificar os padrões de pedidos de todos os aqueles que foram cadastrados, bem como sua periodicidade de compra, quanto costumam gastar e etc. Com isso, você conseguirá atingir, principalmente, os dois objetivos a seguir:

Satisfação

Se um de seus clientes não compra há algum tempo em seu estabelecimento, seria interessante fazer uma pesquisa de satisfação com ele, certo? Dependendo do motivo da ausência, é possível contornar a crise oferecendo um desconto ou até uma refeição por conta da casa. Essa seria uma boa forma de recuperar o cliente considerado perdido ou  mesmo estreitar os laços com um cliente já satisfeito. Como você conseguiria fidelizar clientes sem perceber esse afastamento e sem a ajuda do CRM, considerando todo o trabalho árduo comum à sua profissão?

Como fidelizar clientes

O que você faz para manter sua proposta de negócio interessante para os clientes que chegam ao seu estabelecimento? Se você não faz nada, reconsidere, afinal, a concorrência no mercado de restaurantes é intensa e não dá para bobear no atendimento.

Com uma ferramenta de CRM integrada a um sistema de restaurante, é possível enviar e-mails com cupons de desconto no dia do aniversário do cliente, por exemplo. Sem ele, você não teria registro desta data ou mesmo de um e-mail.

Lembre-se sempre: criar programas de fidelidade te ajudará na missão de fidelizar clientes, garantindo que eles retornem, afinal, eles sabem que suas idas e vindas serão recompensadas.

Sistemas para Restaurante x CRM

como fidelizar clientes - tecnologiaMuitos estabelecimentos adotam a automação em nuvem para restaurante, mas se esquecem de avaliar se o sistema escolhido disponibiliza um recurso de CRM eficaz. Se você ainda está pesquisando sobre isso e não escolheu o seu tipo de automação, opte sempre por um sistema que esteja integrado ao CRM, assim, você não terá que registrar dado por dado separadamente.

Já tenho um CRM, como posso aproveitá-lo melhor?

como fidelizar clientes - pessoas e engrenagensSe você já tem uma ferramenta e não sente que ela está funcionando do jeito que deveria, compreenda que os dados armazenados no programa são mais importantes que o programa em si. Assim, certifique-se que o armazenamento desses dados seja feito de forma cuidadosa, com informações seguras e de credibilidade. Do contrário, o CRM será mesmo uma solução dispensável. Além disso, fique atento aos seguintes pontos:

  • Todos os seus funcionários devem estar por dentro da implantação da ferramenta, mesmo que apenas alguns utilizem o CRM de forma efetiva. Assim, os dados gerados terão mais valor e cobrirão todos os setores de seu restaurante, trazendo vantagem competitiva para seu negócio;
  • Certifique-se de que os dados inseridos no CRM sejam de qualidade. Qualquer vulnerabilidade nas informações poderá ser extremamente prejudicial, resultando em uma estratégia equivocada. Observe se há registros duplicados, registros sem propriedade ou indevidamente atribuídos, campos não preenchidos e registros incoerentes;
  • Os benefícios da ferramenta são atingidos por meio da melhoria dos seus processos e atendimento. A ferramenta em si, apenas armazena os dados para que você faça isso, por isso, dê uma atenção especial aos dados que você armazena e analise-os cuidadosamente.
  • Por fim, lembre-se sempre que a missão “como fidelizar clientes” se realiza dia após dia, não apenas através de promoções criadas a partir de dados do CRM, mas, principalmente, através de um atendimento classe A. Capriche na produção do seu alimento, capriche nas ações de fidelização e capriche no atendimento!

    Agora conte para a gente: você já teve alguma experiência com CRM em seu restaurante? Compartilhe sua opinião nos comentários.

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *