sistema-para-restaurantes-fluxo-de-caixa

O artigo a seguir é especial para você que busca gerir o fluxo de caixa de seu restaurante de forma mais simples e eficaz. Leia atentamente nossas dicas e entenda porque um fluxo de caixa integrado a um sistema para restaurantes é a melhor escolha para seu negócio e pode facilitar – e muito! – a sua gestão.

Sobre o fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta que serve para o registro de todas as datas de pagamento e recebimento do seu estabelecimento. Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que todo o histórico financeiro de seu restaurante fica devidamente registrado nele – entradas e saídas – bem como as ações tomadas para investir ou reter gastos que determinam os caminhos a serem adotados para alavancar o seu negócio. Assim, quando você acompanha o saldo do seu caixa visualizando todos os recebimentos e pagamentos mesmo que ainda não realizados, você consegue ter uma boa noção de quanto dinheiro disporá no futuro.

Se você está começando um negócio, recomendamos que contrate um sistema para restaurantes que integre essa ferramenta à ele, mas, se você ainda não sabe como o fluxo funciona e quer fazer um teste manual, que tal criar uma planilha de fluxo de caixa manualmente para começar a entender como isso funciona?

Sobre o fluxo de caixa integrado ao sistema para restaurantes

Embora seja possível controlar o seu fluxo de forma manual, isso não é nada fácil e exige bastante dedicação e tempo disponível.

Porque sabemos que tempo sobrando não é uma coisa comum na vida do gestor de restaurante, defendemos fortemente a escolha de um fluxo de caixa que seja integrado a um sistema para restaurantes. Abaixo, confira algumas funções do fluxo de caixa integrado a um sistema para restaurantes:

#1 – Controle total de custos e receitas

Com uma ferramenta integrada ao seu sistema para restaurantes, é possível controlar todos os pagamentos e recebimentos – sejam eles programados ou não – que entrarão ou sairão de seu caixa.

Custos e receitas que você pode controlar com o fluxo de caixa: pagamento de clientes, entrada de empréstimos, vendas fiadas  ou contas a pagar, rescisão de funcionários, impostos, despesas fixas, compra de matéria prima, equipamentos, consertos em geral etc.

#2 – Análise de desempenho

Tendo uma visão global do que entra e do que sai é possível fazer comparativos com os meses anteriores e previsões futuras que lhe permitem entender como está o desempenho de sua operação. Além disso, você também consegue programar ações para ampliar suas vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento de seu restaurante.

#3 – Identificação dos setores críticos

O fluxo de caixa integrado a um sistema para restaurantes também permite que você identifique com mais facilidade as lacunas do seu negócio, as oportunidades de receita que não está aproveitando, e onde estão as fontes de desperdício para evitar ou barrar as perdas financeiras.

Outras vantagens:

  • Tomada de decisão facilitada por conta da visualização dos dados financeiros do negócio;
  • Integração às área de frente de caixa e retaguarda;
  • Controle de recebíveis de cartão;
  • Cálculos realizados de forma automática, à medida que os processos são realizados no restaurante e registrados no sistema.

Saiba mais sobre sistema de gestão para restaurante e solução em nuvem para facilitar os seus processos.  

Agora que você sabe um pouco mais sobre o fluxo de caixa e sobre como ele pode fazer uma previsão antecipada da saúde financeira de seu negócio, coloque as mãos na massa e comece a cuidar de forma estruturada do seu orçamento. Para começar bem, não subestime a necessidade de manter o negócio o mais organizado possível e compreenda que a utilização destas ferramentas integradas mantém você no controle da sua operação. 

Gostou das nossas dicas? Se você gostou, deixe sua opinião sobre a importância do fluxo de caixa nos comentários e continue aprendendo conosco lendo os seguintes artigos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *