funcionários de restaurante - capa
Funcionários de restaurante
são a linha de frente do negócio, por isso armar-se com um sistema de automação que aumente sua eficiência é a chave para o sucesso. Porque você já sabe disso e já decidiu contratar um sistema de restaurante, chegou a hora de ter uma ajudinha para adaptar sua equipe à nova tecnologia.

A seguir, confira dez passos para integrar os  funcionários de restaurante ao novo sistema e prepare sua equipe:

1 – Envolva a equipe logo no início

funcionarios de restaurante 1Se você quer que sua equipe receba o novo sistema de braços abertos, certifique-se de incluí-los em seu processo de tomada de decisão.

Em primeiro lugar, identifique o que você, como um gerente, está procurando em um sistema. Depois, avalie como o sistema pode atender às necessidades do seu pessoal.

Quando encontrar um sistema que o agrade, convoque uma sessão de brainstorming com seus funcionários de restaurante para falar sobre os recursos da ferramenta. Desta forma, eles sentirão que tem voz no processo e serão mais receptivos.

2. Funcionários de restaurante precisam de treinamento

funcionarios de restaurante 2Treinar a equipe para a utilização do novo sistema é essencial para minimizar frustrações, erros e agilizar o tempo de adaptação ao recurso.

Se você optou por uma software house de alto padrão e qualidade, certamente terá esse treinamento facilitado pela empresa, que conhece o mercado e a própria ferramenta à fundo. Caso tenha optado por um sistema mais simples, você mesmo deverá investir tempo pra explorar o sistema, aprender o que for necessário e, em seguida, transmitir o conhecimento aos funcionários.

Independente da sua escolha, o importante é que você treine os funcionários de restaurante até que eles fiquem confortáveis com a utilização do sistema.

3. Diga não à opressão dos funcionários de restaurante!

funcionarios de restaurante 3Exigir que seu funcionário conheça o sistema de cabo a rabo não é o ideal e pode assustá-lo. Sua equipe da cozinha, por exemplo, não precisa conhecer os pormenores do funcionamento da automação em nuvem.

Durante o treinamento, foque apenas naquilo que será realmente relevante para o time. Apresentar recursos isolados do software em pequenos passos, permitirá que seus funcionários dominem completamente as áreas úteis para eles.

Outra coisa que você pode fazer para facilitar o aprendizado de sua equipe – caso esteja trocando de sistema e eles já tenham alguma experiência – é começar o treinamento por um recurso que seja semelhante ao do sistema anterior.

O importante é que você os ensine gradualmente, certificando-se de que não há sobrecarga de informações. 

4. A prática leva à perfeição

funcionarios de restaurante 4As melhores experiências de aprendizagem são práticas, por isso, dê à sua equipe a chance de realmente conhecer o software antes de colocá-los na rotina do restaurante.

A criação de uma conta de teste para os seus funcionários irá garantir que eles se familiarizem com o software sem qualquer consequência.

Se a prática leva à perfeição, então, incentivar a equipe a praticar tarefas relacionadas ao processamento de vendas, ou cadastro de clientes pode ser bem interessante. Isso irá deixá-los mais confiantes e confortáveis quando chegar a hora de utilizar o novo sistema com o restaurante aberto.

5. Ouça e peça feedback

funcionarios de restaurante 5Após o primeiro treinamento prático da equipe, organize uma reunião a fim de obter feedback sobre o funcionamento do sistema.

Ao estabelecer uma política de comunicação aberta, você garante que todas as dúvidas ou preocupações serão resolvidas antes do uso do sistema com a casa aberta.

6. Identifique um mentor

funcionarios de restaurante 6Em lugar de ter uma equipe inteira sendo treinada para conhecer todos os recursos do sistema, identifique um ou dois funcionários com mais habilidades tecnológicas para serem os experts e ajudarem a equipe.

Designando as pessoas certas pra este aprendizado, você poderá aproveitar a consultoria da empresa que contratou com mais eficácia e, futuramente, esses mesmos funcionários poderão ser os responsáveis pela formação de novos profissionais no futuro.

7. Premie os dedicados

funcionarios de restaurante 7Nem todos os funcionários de restaurante são receptivos à ideia da mudança. Para estimular a rápida aceitação do novo sistema, você pode incentivar sua equipe a desenvolver novas habilidades. A cada habilidade conquistada ou novo recurso descoberto e executado com sucesso, você pode recompensá-los com pequenos prêmios. Que tal?

Estimulando uma competição saudável, você ajudará sua equipe a aprender mais, lembrando-as de utilizar o sistema em situações diferentes de serviço.

8. Incentive os autodidatas

funcionarios de restaurante 8A consultoria de sua software house é extremamente útil, mas quando suas horas de consultoria acabarem, você precisará contar com a dedicação dos funcionários, que podem precisar de uma assistência adicional.

Porque nem todos conseguem se transformar em especialistas da noite pro dia, é importante que você incentive a equipe a buscar por suporte on-line e materiais de apoio sobre o assunto quando algo não ficar claro. Esta atitude, além de capacitar sua equipe para a auto-aprendizagem, os fará sentir seguros, afinal, eles terão para onde recorrer.

9. Deixe-os saber que o sistema é útil para eles

funcionarios de restaurante 9Embora os recursos de gestão de restaurante e relatórios em nuvem possam ser essenciais para um gerente, esses recursos podem não animar muito os outros funcionários. Ao contratar seu sistema de restaurante, destaque a vantagem do aumento no giro das mesas – e portanto, de clientes e dos famosos “10%” – , por exemplo.

Funcionários de restaurante precisam saber que o recurso novo não chegará apenas para combater erros e fraudes: ele os ajudará a trabalhar com mais qualidade.

10. Instrua a equipe a buscar o suporte técnico

funcionarios de restaurante 10Como gestor antenado, imagino que você tenha contratado um sistema com bom suporte técnico, afinal, o software para restaurante é parte vital de sua operação.

Aproveite ao máximo a ajuda dos profissionais que você contratou e incentive seus funcionários a entrarem em contato com o suporte em qualquer situação adversa. Uma software house de qualidade o atenderá imediatamente em casos de emergência.

Agora que você já conhece os 10 passos para ajudá-lo a integrar seus funcionários à nova tecnologia adotada por seu restaurante, compartilhe conosco nos comentários: Na sua opinião, qual é a característica mais importante em um sistema para restaurante?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *