gerenciamento de estoque
Ao avaliar sistemas para o gerenciamento de estoque de seu restaurante, pode ser fácil perder a noção do que é verdadeiramente útil para as operações do dia-a-dia. Com várias informações e opções em toda o segmento, é importante manter a clareza e foco nas características que são críticas para o sucesso do seu negócio, afinal, a contratação de um bom software poderá transformar – para melhor – a dinâmica de seu restaurante.

É comum ver o brilho nos olhos do gestor que se depara com ferramentas de gerenciamento de estoque que oferecem um registro com detalhes minuciosos, por exemplo. Mesmo assim é importante lembrar que esses sistemas, embora robustos e promissores, podem ser desgastantes e meticulosos demais para manter, custando-lhe mais do que você está disposto a gastar – em tempo e dinheiro.

Então, como saber quando o seu negócio precisa de um recurso de gerenciamento de estoque dentro de seu sistema de restaurante? Pergunte a si mesmo as três questões a seguir para determinar as necessidades do seu local de gestão de inventário.

1. O que você está medindo?

gerenciamento de estoque - medirVocê está medindo a quantidade de farinha utilizada para preparar seus bolos ou a quantidade de tempero que utiliza ao temperar um bife? O seu restaurante utiliza fichas técnicas e porções pré-definidas para cada produto? É importante avaliar essas questões.

O gerenciamento de estoque é uma tarefa trabalhosa e complicada, que funciona melhor quando há um ambiente organizado e totalmente voltado para a preparação de pratos, por isso, vale pensar no modo de preparo de seus pratos antes de buscar um recurso top de linha.

Quando seus processos estiverem bem estabelecidos, um sistema de gerenciamento de estoque permitirá que você acompanhe itens de menu, tais como garrafas de vinho e cortes de carnes de forma mais rápida, fornecendo uma quantidade suficiente de informações para que você possa tomar decisões de reordenamento.

2. Qual é a sua capacidade?

gerenciamento de estoque - capacidadeQuando se trata de gerenciamento de estoque, é importante considerar o tempo necessário para fazer um trabalho detalhado de forma eficiente, afinal, sem supervisão constante, introduzir e monitorar os níveis de estoque de ingredientes pode ser muito complicado.

Quantos membros de sua equipe podem dedicar-se exclusivamente ao estoque? Você vai precisar de, no mínimo, uma pessoa em tempo integral para manter as coisas nos trilhos.

Tenha em mente que há restaurantes de grande porte que não fazem um acompanhamento rigoroso de seu estoque e possuem os sistemas básicos para este tipo de controle. Para muitos proprietários de restaurantes e gerentes,  o custo do trabalho para a manutenção de um sistema de gerenciamento de estoque supera qualquer potencial economia.

3. Seu plano de gerenciamento de estoque é realista?

gerenciamento de estoque - realidadeSe você estiver gerindo um restaurante independente, é importante manter uma visão realista sobre o que está acontecendo no dia-a-dia do estabelecimento. Controlar o estoque em nível de item, como forma de avaliar o custo de alimentos e determinar quando seu restaurante realiza pedidos de determinados tipos de comida ou bebida é uma parte necessária e crucial do funcionamento do negócio, mas ter a possibilidade de contar cada grão de arroz não é realista.

O seu tempo e energia será muito melhor gasto supervisionando a operação e treinando sua equipe, analisando relatórios de vendas, aperfeiçoando o seu menu e criando promoções atraentes para obter novos clientes.

A implementação de um sistema gerenciamento de estoque em nível extremamente detalhado pode ser demorado e muitas vezes impraticável, se você não tiver um gerente de estoque dedicado em seu restaurante. Para evitar dores de cabeça e montanhas de dados inúteis, considere um sistema de restaurante com gestão de estoque, que simplifica processo, é menos demorado para manter e permite que você controlar o estoque de itens de menu sem grandes dificuldades.

Seu tempo é dinheiro – ao avaliar uma solução para restaurante certifique-se de que ele vai ajudá-lo a aproveitar melhor seu tempo, e não criar mais trabalho para você e sua equipe.

Agora que você já sabe o que como uma ferramenta de gerenciamento de estoque pode te ajudar a realizar a gestão de restaurante de forma simplificada, compartilhe conosco nos comentários: qual a sua maior dificuldade quando o assunto é estoque?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *