marketing para restaurante - scrabble

Ingredientes de boa qualidade, atendimento classe A e um ambiente agradável são qualidades essenciais para o sucesso de qualquer restaurante, mas eles não costumam funcionar sozinhos. Confira a seguir as dicas de marketing para restaurante da eComanda e aprenda a promover suas qualidades para desbancar a concorrência e alavancar as vendas!

Por que investir em Marketing para Restaurante?

Esse é um diferencial perante a concorrência

marketing-para-restaurante-4O crescimento do mercado e, consequentemente, da concorrência, é visto como um fator negativo por muitos, mas só será mesmo negativo se você não souber gerir o seu negócio. Se o seu restaurante tem a melhor comida do bairro, por que não trabalhar para que toda a cidade saiba disso? Você já pensou que a ausência de uma boa estratégia de marketing para restaurante pode ser justamente o que o mantém atrás da concorrência?

O retorno financeiro é certo

marketing-para-restaurante-2Se feito cuidadosamente, todo investimento feito em estratégias de marketing para restaurante voltará para você em forma de novos clientes. Esteja atento ao planejamento, construção de marca e atendimento de primeira, invista sem medo e aguarde os resultados. Você perceberá rapidamente que um dinheiro investido em marketing não é um dinheiro perdido!

Como fazer um bom marketing para restaurante?

O primeiro passo é dedicar-se à pesquisa, afinal, o marketing para restaurante não existe sem um estudo aprofundado do mercado. Depois de compreender o que te cerca, quem são seus clientes, concorrentes e pontos fracos e fortes, defina quais objetivos você quer alcançar com sua estratégia de marketing e mãos à obra! Para começar, avalie os seguintes pontos:

Capriche na construção do Branding

marketing-para-restaurante-1As sensações que sentimos quando experimentamos um prato gostoso, cheiroso e quentinho também podem ser proporcionadas por uma marca e é exatamente esse o papel do branding: despertar emoções, empatia e valores para que o consumidor não apenas se relacione com a sua comida, mas se envolva de forma mais intensa com a sua marca. Para atingir esse conceito, é importante estar atento aos seguintes pontos:

  • Que imagem e valores você deseja transmitir ao seu cliente?
  • Seu público alvo consome a imagem que você quer transmitir?
  • O que você faz hoje em seu restaurante corresponde à essa imagem?

Se você possui um restaurante de comida japonesa, por exemplo, pense de que forma você pretende aliar os valores de sua empresa às características desse tipo de cozinha. Cada detalhe conta: o nome do seu restaurante, sua identidade visual e fatores sensoriais no ambiente como ventilação, cores das paredes, sonorização e etc. Certifique-se que sua marca irá proporcionar ao cliente sensações tão boas quanto as proporcionadas pelo alimento que você serve em seu restaurante.

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Utilize a tecnologia como aliada

marketing-para-restaurante-6Cada vez mais pessoas acessam a internet à procura de bares e restaurantes para decidir o que vão consumir antes de sair de casa. As pesquisas tem várias finalidades: saber sobre opções de pagamento, informações de cardápio e até buscar referências de serviços prestados com outros consumidores. Além disso, uma pesquisa recente – resultado de uma parceria entre a HiMídia e a M.Sense – mostrou que 72% dos consumidores discutem sobre suas experiências de compra nas redes sociais. Isso quer dizer que, se você estiver fora da rede, além de perder a oportunidade de comunicar para novos clientes, você não poderá acompanhar o que falam sobre sua marca e, sendo assim, como poderá gerenciar possíveis crises? Utilize a tecnologia como sua aliada!

Redes Sociais

Quando falamos em Redes Sociais, as que mais se destacam são Facebook e Twitter, por contarem com uma grande base de usuários. Entretanto, no segmento de bares e restaurantes, fazem mais sucesso aquelas que tem um maior apelo visual, como o Instagram, por exemplo. Avalie as melhores redes para seu negócio, leia bastante sobre Marketing de Conteúdo para elaborar sua estratégia e capriche no conteúdo relevante para atingir seu público alvo.

Site e Cardápio Digital

Um bom site é muito mais que um endereço cheio de informações institucionais sobre seu estabelecimento. Além do histórico da empresa, fotos do local, horários de funcionamento e opções de pagamento, ofereça a seu cliente uma experiência que proporcione uma nova forma de consumo. Se o seu restaurante é à la carte, um cardápio digital integrado ao seu sistema de restaurante e inserido em seu site pode ser uma forma econômica de começar a trabalhar com delivery. Se você já trabalha com delivery, o que está esperando para descongestionar as linhas através de seu site?

Outra maneira de trabalhar o delivery de forma digital é ter um aplicativo com sua marca. Além de inovador, esse é um meio que pode atrair a fatia do mercado que é viciada em tecnologia, já pensou nisso?

Quando começar seu marketing para restaurante?

O ideal é o que planejamento de marketing para restaurante seja feito antes da inauguração do seu estabelecimento, mas nunca é tarde para começar! O importante é que você considere essa uma parte essencial para o sucesso do seu negócio e não apenas um recurso extra para ganhar dinheiro. Se você tem sede de empreender e deseja aprimorar seu negócio a cada dia, fique atendo à todos os “ingredientes” da receita que acabamos de te dar e comece já!

Já trabalha estratégias de marketing para restaurante? Então compartilhe conosco seus maiores indicadores de sucesso nos comentários.

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