menu vegetariano capa
O número de restaurantes que seguem a linha vegetariana só tem aumentado. Isso é um reflexo da sociedade que vem mudando seus hábitos alimentares e tornando sua refeição, cada vez mais consciente, saudável e sustentável. Porém, como agradar a todos em um restaurante? Vamos te explicar os benefícios em adotar um menu vegetariano e qual o caminho recomendado.

A importância do menu vegetariano

menu-vegetariano-1Se você não é vegetariano e desconhece esta filosofia, é provável que pense imediatamente em saladas quando ouve falar do assunto. Para provar que um menu vegetariano pode ser muito mais interessante, entrevistamos a Gislaine Donelli, nutricionista de CRN 26082 e renomada na área, que nos contou o que já imaginávamos. Segundo Gislaine, “Existem várias opções de hambúrgueres, tortas, quiches e caldos vegetarianos. O conceito de que vegetariano só come sopa e salada deve cair. Os vegetarianos têm várias opções de refeições saudáveis e saborosas”.

Você quer montar um menu vegetariano? Este é o primeiro passo para entender realmente porque vale a pena, e quais as opções escolher, afinal, a variedade é importante tanto para o consumidor final, como para o conceito do seu restaurante.

Cuidados na hora da produção

menu-vegetariano-2Você já sabe que um menu vegetariano deve ser plural, então, já está pronto para considerar um segundo fator: a contaminação cruzada – questão que pode ocorrer em cozinhas com duas preparações.  

Quando perguntamos à nutricionista Gislaine sobre como ter um menu vegetariano sem correr este risco devido à pluralidade do menu, ela foi enfática: “É necessário montar um cronograma para que não haja contaminação cruzada. O interessante é pela manhã ser só vegetariano e a tarde, o convencional. Ou um dia da semana ser só vegetariano e no outro dia, o convencional”.

Além disso, a importância de uma nutricionista é essencial para garantir o controle de qualidade sanitária e higiênica do espaço.  

Por que vale a pena?

menu-vegetariano-3Criar um menu vegetariano diferenciado vale a pena porque com ele você ganha a atenção (e o respeito) do novo público preocupado com a procedência alimentar, qualidade do alimento servido e principalmente, com a própria saúde.

Devido a falta de variedade dos menus vegetarianos, donos de restaurante antenados que propõem algo além da saladinha podem faturar muito, mas não apenas isso. Ao ganhar clientes vegetarianos, você ganha também seus amigos carnívoros que nunca se sentiram atraídos por essa ideia devido ao conceito da saladinha, mas descobriram as maravilhas do seu tempero. 

Como evitar desperdício?

menu-vegetariano-4O segredo é elaborar um menu que não apenas os vegetarianos amarão experimentar. Criatividade e diversidade contam pontos importantes para conquistar as 5 estrelas no menu vegetariano.

Para evitar o desperdício, opte por legumes e verduras que possam ser usadas em outras preparações. A cenoura, por exemplo, pode ser usada de diversas formas: em cubos, ralada, ou em fatias. Desta maneira, você poderá comprar em grande quantidade, não perde seu desconto e não tem prejuízo com os alimentos.

Além disso, considere que o que mais vende em um menu vegetariano são os clássicos quiches de legumes! Quanto mais diferente –  com leite de amêndoas na massa, farinha integral e sal rosa, por exemplo – maior a possibilidade de sucesso. O público vegetariano não se preocupa apenas se tem carne ou não, eles buscam qualidade na refeição em todos os sentidos: paladar, nutricional, estético e viável o preço.

Menu vegetariano na prática

menu-vegetariano-5Junto com o chef de cozinha, você conseguirá viabilizar um menu vegetariano fácil de preparar, acessível e que atenda a todos os gostos.

Uma ideia para ter o feedback dos seus clientes sobre o menu vegetariano é oferecer alguns pratos para degustação e, ao lado, disponibilizar um bloquinho para que eles possam dar a nota de cada prato. Desta forma, você terá mais segurança para implementar o menu vegetariano e poderá fazer as adequações necessárias conquistando o paladar de todos.

O intuito é que o menu vegetariano não apenas tenha um ótimo número de vendas e aumente o faturamento da empresa, como também crie valores diferentes para a marca do restaurante e tenha uma responsabilidade maior com o gosto e preferência do seu cliente.

Você já tem no seu negócio um menu vegetariano? Queremos saber de você como é a saída destes cardápios e se houve aumento em seu faturamento do restaurante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *