plano de negócio de um restaurante - capa
Antes de pegar a caneta e o papel para começar a escrever seu futuro plano de negócios, você vai querer considerar algumas coisas fundamentais. Saber as respostas de determinadas perguntas facilita o processo de criação do plano de negócio de um restaurante e, consequentemente, permite que você comunique sua visão e objetivos com mais qualidade. Reserve um tempo para pensar sobre as seguintes respostas:

1. Para quem você vai trabalhar?

Você está abordando investidores, ou este plano de negócios está sendo feito especialmente para você e sua equipe? Ao escrever o plano de negócio de um restaurante, tenha o perfil de quem está lendo em mente e procure escrever de acordo com este perfil, transmitindo detalhes e informações adequadas para cada tipo de pessoa.

2. Em que local estará seu negócio?

Se você ainda não tem uma localização em mente para o seu estabelecimento, escolher um área específica da cidade em que você deseja estar é necessário. Saber esta localização ditará elementos muito importantes do plano de negócio de um restaurante como a concorrência, a disponibilidade de alguns ingredientes, tipo de negócio, etc. Se você está nos estágios iniciais de seu planejamento, pode ser difícil saber o seu endereço exato, mas definir a área de forma mais próxima possível vai ajudar a manter a consistência em seu plano de negócios quando você se aproximar de abertura.

3. Qual o seu tipo de estabelecimento?

Você pode ter uma ideia muito clara de que tipo de restaurante pretende gerir –  pode ser um pequeno café, uma cervejaria, ou um food truck gourmet. Se esse não é o seu caso, no entanto, é necessário descobrir quais serão as características do estabelecimento que deseja montar.

Você sabe que deseja dirigir um lugar com pratos orgânicos e sucos frescos, mas há grandes diferenças entre um fast food de comida vegetariana, um local de almoço comum e um fast casual  – mesmo que eles pareçam semelhantes.

Você deve saber exatamente o que seu local vai ser e como quer trabalhar antes de definir detalhes do plano de negócio de um restaurante.

4. Quais são seus objetivos?

Você está esperando para começar com um food truck e depois ampliar o negócio abrindo um restaurante ou você está querendo abrir um restaurante de serviço completo e crescer para transformar o seu conceito em uma operação de franquia? Seja o mais específico possível na sua visão e defina exatamente o que quer alcançar.

5. Quais são suas credenciais?

Você já trabalhou na indústria antes? O que você sabe sobre o mercado? Você precisa de alguma habilidade adicional antes de embarcar nesta aventura? Se você está confiante de que está pronto para a liderança de um negócio no ramo alimentício, isso é ótimo – é hora de começar! Mas se você sempre em administrar um restaurante movimentado e nunca passou algum tempo na cozinha ou na indústria de serviços de alimentação, é melhor alguma experiência para que você saiba onde está se metendo.

Ao visualizar o negócio, clarear objetivos, e honestamente avaliar habilidades, o plano de negócio de um restaurante vai pintar a verdadeira imagem do negócio, facilitando a realização do seu sonho.

Agora que você já sabe como começar um plano de negócios, compartilhe nos comentários: qual o seu objetivo com o plano de negócios?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *