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Frequentemente, você deve encontrar colegas frustrados com o suporte do programa para restaurante que contrataram para gerenciar seus estabelecimentos. Infelizmente, uma série de situações podem ocasionar esse sentimento e a principal delas tem sido o descuido das empresas quando o assunto é pós-venda.

Antes mesmo de começar, gostaríamos de te dar uma dica: ao contratar um programa para restaurante, tenha em mente que certos cuidados na escolha são necessários, por isso, limitar-se apenas ao preço do software pode resultar em frustração.

Neste artigo, falaremos justamente sobre isso. Confira e saiba mais sobre a importância de um suporte adequado ao seu negócio!

Importância do suporte na operação do seu programa para restaurante

Ferramenta de gestão ou programa para restaurante e estabelecimentos, vivem uma relação que, no mundo ideal, deve ser duradoura, afinal, ninguém quer contratar uma ferramenta e trocá-la por se deparar com falhas, dificuldade na utilização e falta de suporte.

Imagine as seguintes situações:

  • Sua impressora fiscal para no meio da operação. O que você faz?
  • Algum componente dos hardwares se desconecta ou desconfigura. Como resolver?

A não ser que você seja o ninja da tecnologia e faça mil coisas ao mesmo tempo, na hora você vai pensar em ligar no suporte para obter auxilio e resolver o mais rápido possível a questão. Você não quer que sua operação pare ou que as falhas sejam notadas pela clientela, não é?

É neste momento que você entende o quanto é importante ter um suporte adequado que atenda às suas necessidades o mais rápido possível e, infelizmente, não é tão simples encontrar isso nos dias de hoje.  

Falhas que você pode encontrar no suporte do seu programa para restaurante

Vamos ser bem realistas, quase 100% do mercado de automação comercial no segmento  food terceiriza o suporte – o que não corre em igual proporção com a mesma solução em outros tipos de estabelecimentos no varejo. Mesmo assim, você vai encontrar diferenciações no atendimento do suporte de programa para restaurantes, são elas:

1. Suporte telefônico direto na fábrica

O suporte falho demanda tempo e uma equipe de plantão em call center para lhe atender – na maioria das vezes, dentro do horário comercial. O processo para resolução é relativamente a contento, dependendo da situação apresentada como falha no seu estabelecimento. Também há protocolos a serem seguidos, principalmente, se você necessitar provar que solicitou algo e depender da gravação para comprovar. É um método tradicional que tem seus prós e contras. É humanizado, você fala diretamente com o atendente e a atenção ao seu caso depende do nível de treinamento e esclarecimento do profissional para resolver o seu problema.

2.Terceirizados

Boa parte das fabricantes de programa para restaurante, bares, lanchonetes, pizzaria etc, terceirizam o seu suporte para lojas especializadas em informática, que são designadas para ser o seu ponto de contato para resolução de falhas no sistema de restaurante.

Esse processo de terceirização minimiza muito os custos no processo de suporte para o fabricante e até tem sua vantagem para quem esta comprando, pois, acaba barateando a ferramenta.

No entanto, no médio e longo prazo você percebe a diferença que faz ter um suporte que treina, testa e da consultoria para sua equipe. Geralmente, neste caso, fora do horário comercial você recebe um suporte nada padronizado e pouco pensado para a qualidade do seu atendimento, que esta relacionada ao monitoramento de chamados, equipe ativa para resolução real time de problemas e uma série de protocolos que fazem total diferença no momento que você mais precisa.

3. Suporte on-line direto na fábrica

Em geral, este atendimento de suporte fica disponível todo tempo por intranet dentro da própria solução do programa para restaurante contratado.

O atendimento é rápido e feito via chat, a solução ocorre no momento em que você abre o chamado ou fica programada com data e hora marcada para visita técnica e resolução. Tudo de forma ágil, fácil e com a máxima atenção que seu estabelecimento necessita.

O telefone não é substituído, após abertura do chamado, sendo necessário, os técnicos entram em contato por telefone dando sequência à solicitação. Todo o processo de atendimento é realizado via web, com o suporte do telefone, garantindo o atendimento em qualquer circunstância.

Outra vantagem, é que tudo é monitorado em tempo real dentro e fora do horário comercial. Além disto, os históricos dos chamados são precisos e gravados no próprio sistema.

Percebe que há diferença?

Baixar um programa para restaurante gratuito ou mesmo apostar em planos mais em conta, teoricamente, pode ser vantajoso. No curto prazo sem dúvida é, no entanto, no médio e longo prazo você vai perceber que faz muita diferença ter um suporte adequado para atender suas necessidades. Por isso, busque recursos tecnológicos pensados para o seu negócio e para facilitar sua vida.

Na correria de um restaurante, onde você tem uma série de importantes tarefas para realizar no negócio e vários setores para gerenciar, contar com um excelente suporte, no sentido real da palavra, fará muita diferença. 

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