relatórios - sistema de restaurante - capa

Se você está decidido a automatizar seu estabelecimento, mas não consegue escolher um sistema de restaurante com tantas opções no mercado, tenho certeza que este artigo vai ajudá-lo! Você já pensou em como os relatórios são importantes para o dia-a-dia de um negócio? Através deles, é possível medir resultados, identificar erros e traçar estratégias para elevar o padrão de qualidade de seu restaurante.

A seguir, saiba quais são os relatórios essenciais para você e exija-os ao escolher um sistema!

#1 – Relatórios de consumo de funcionários

relatorios - consumo de funcionariosSe você tem um estabelecimento do ramo food e tem funcionários, então você tem um consumo interno. Para controlar esse consumo e não ir à falência devido ao fraco de sua equipe por seus quitutes, procure um software que contabilize esse consumo para você e que o inclua em suas contas gerais para não perder o controle das finanças.

Não é preciso restringir o consumo dos funcionários se você puder controlá-lo de forma que não gere prejuízos. Você pode descontar o consumo em folha de pagamento depois e não vai se perder no estoque, sem saber se o que sai é consumido pelos clientes ou pela equipe.

#2 – Relatórios de regiões atendidas

elatorios - regioes atendidasRelatórios que controlam regiões atendidas também são essenciais, principalmente se você trabalha com atendimento delivery. Ao contratar um software que trabalhe com relatórios de mapa de calor, é possível saber aonde você vende mais, aonde você vende menos e aonde você não vende. Já pensou em ter o controle de tudo isso?

Em uma pizzaria, por exemplo, este recurso é essencial para quem deseja fazer marketing através de flyers, estimulando regiões menos ativas.

#3 – Relatórios de produtos sem venda

relatorios - produtos sem vendaSe você tem algo pouco pedido no cardápio, é bom poder identificar, por isso, não deixe de buscar um recurso que demonstre isso para você. Sabendo o que não está saindo, você pode estimular as vendas através de propaganda nas meses, promoções específicas de “prato do dia”e muitas outras ações.

Um relatório de produtos sem venda o ajudará a movimentar o estoque e permitirá ao cliente explorar outros itens – e sabores – de seu cardápio, tornando-se ainda mais fã do seu estabelecimento.

#4 – Relatórios de clientes atendidos (tíquete médio)

relatorios - tiquete medioTalvez esse seja um dos relatórios mais úteis para você. Um recurso que controle os clientes atendidos é essencial, porque é através dele que você pode controlar o seu tíquete médio.

O relatório ideal deve conter informações do valor médio e total dos pedidos e, de preferência, o informar sobre o canal de venda em que o pedido foi contabilizado (balcão, comanda, entrega…). Outra característica importante é a permissão de consulta por período – permitindo que você faça comparativos.

#5 – Relatórios de clientes que não compram a “X” tempo

relatorios - clientes que nao compram a x tempoEste relatório é essencial para quem deseja fidelizar clientes. Se você dedica todos os seus esforços visando um  marketing para restaurante de qualidade, deve ficar atento a isso, afinal, não basta atrair clientes, é preciso mantê-los.

Um relatório de clientes não atendidos com qualidade deve apresentar a você dados como: quantidade de pedidos feitos pelo cliente desde que conheceu seu negócio, data do último pedido, tíquete médio de compra e valor total de pedidos feitos por ele.

Avalie que, se você tem um cliente que compra em seu estabelecimento há bastante tempo e ele desaparece, algo em sua operação deve estar errado ou você tem uma nova concorrência. Neste caso, ter um sistema para restaurante com um relatório que o ajude a detectar esse problema é essencial.

#6 – Relatórios de aniversariantes do mês

relatorios - aniversariantes do mesO último relatório desta lista parece uma firula – e talvez seja -, mas é uma firula do bem e de grande valia para você. Um gestor atento a técnicas de fidelização deve saber que um tratamento especial faz toda a diferença para o cliente que decide entre um estabelecimento de qualidade e outro.

Como você se sentiria se, no dia do seu aniversário, recebesse um brinde  ou cupom de desconto da pizzaria que costuma visitar? E se, nesse mesmo dia, você recebesse um convite para jantar em seu restaurante favorito por conta da casa?

Ações como essas são um diferencial e, certamente farão do seu estabelecimento um lugar mais querido e, consequentemente indicado à todos. Pense nisso!

Agora que você já conhece seis dos relatórios essenciais em um sistema para restaurante, compartilhe nos comentários: qual desses relatórios você considera mais útil para seu negócio e por quê?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *