homem pensando

Deixar o negócio sujeito à fraude não é nem de longe uma boa prática, porém, é bem comum no mercado food service. Por isso, listamos aqui, alguns motivos para você entender o quanto pode ser vantajoso apostar no melhor software para gestão de restaurante e evitar dor de cabeça.

Evitando fraudes na operação e no estoque

listamos aqui no blog motivos para os donos de estabelecimentos gastronômicos considerarem o controle de estoque uma importante ferramenta para manter a saúde do negócio e evitar desperdícios ou perdas de receita.

No entanto, o assunto não para por aí. Em se tratando dos desafios do negócio, outra etapa a superar dentro de um bar, lanchonete ou restaurante é o risco de fraude. Trata-se de algo possível de ocorrer em estabelecimentos que não contém processos bem organizados e controle. Então, vamos listar os motivos para você investir em um bom software de gestão para restaurante na gestão da sua operação.

Sempre tem alguém para tirar vantagem ou cometer erros

O assunto é delicado, mas é importante que todo empresário fique atento.

Imagine que um freguês solicita um balde de bebida e seu sistema de registro do pedido é todo manual.

Seu garçom registra equivocadamente o pedido do cliente por algum motivo e o balde é cobrado errado. Então, a retaguarda envia para a mesa cinco bebidas e, no final das contas, são cobradas apenas três garrafas no caixa.

Agora pense em volume: E se todos os dias ocorrerem erros como esse? Qual será o tamanho do prejuízo?

Para ficar ainda mais claro, segue um exemplo ilustrativo de desperdícios em um restaurante:

desperdício

Se não existir um registro feito por um bom software de gestão para restaurante, que integre os pedidos desde o atendimento, cozinha e caixa, isso fatalmente poderá ocorrer.

Seja seu estabelecimento tradicional ou moderno, o sistema vem para potencializar seu atendimento e lhe garantir segurança.

E se você não tiver um software de gestão para restaurante no momento, no mínimo terá que criar um processo que  garanta que sua equipe se comprometerá em registrar o pedido e reportar corretamente ao caixa o valor a ser cobrado.

Tenha sempre em mente que, quanto mais aberto e livre for o processo de lançar o pedido e fechar a conta, maior a probabilidade de erro ou fraude.   

Controle de estoque e software de gestão para restaurante

Como o assunto está interligado, vale abrir um parenteses aqui!

Com o controle de estoque, a coisa não é muito diferente. Para haver extravio ali, basta você não conferir e comparar sua planilha do software de gestão para restaurante com as notas de compra. Fatalmente você sofrerá ou já sofre com desperdícios.  

Se você é ou quer ser um empresário de sucesso, precisa se preocupar com esta etapa do processo no seu estabelecimento. A prática de controle de estoque deve ser realizada o mais frequentemente possível. Seja conferência diária ou semanal, o que importa é ficar alerta e organizar o seu negócio.

Se você começou acompanhar o nosso blog agora, pode saber mais sobre este controle de estoque lendo o artigo Controle de estoque na gestão do seu restaurante.

Software de gestão para restaurante é uma garantia de que o que foi pedido será cobrado.

Com um bom software de gestão para restaurante você terá a garantia de que a montagem do pedido só será feita mediante a impressão do cupom de pedido registrado pela comanda eletrônica  

Um bom exemplo disso, é pensar no processo de um restaurante por quilo. O valor que é lançado na comanda de papel, pode vir menor do que de fato foi registrado na balança. O registro pode ser facilmente manipulado, só depende de quem esta operando esta etapa do processo de atendimento.

Com a pesagem automática sem intervenção humana, evita-se 100% de erro na cobrança.

Acredite, nos estabelecimentos que permitem que seus vendedores ou garçons comandem os pedidos, esses erros são possíveis de ocorrer e o prejuízo não é evitado. Com a automação, você proíbe a produção de qualquer prato, bebida ou o que for, se não estiver lançado no sistema e, a partir daí, qualquer erro tem que ser justificado pela equipe. É menos prejuízo na sua operação e mais segurança.

O atendimento fica mais rápido com software de gestão para restaurante

Além desta grande vantagem de controle que evita erro e fraude, você também perceberá que a velocidade no atendimento vai aumentar. Como o registro dos pedidos será feito no software de gestão para restaurante, que já estará configurado com todo o seu menu, o garçom não terá que ficar escrevendo o pedido, e com apenas alguns toques  já enviará a solicitação da mesa x para a cozinha, que iniciará a produção na sequência.  

Fique alerta! Apostar em software de gestão fará um diferencial enorme para sua operação. E, para saber como escolher um sistema, leia nosso artigo com 5 dicas para escolher o seu sistema de gestão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *