Ícones de notificação de interações em diversas redes sociais - WhatsApp Marketing

O uso do WhatsApp para atendimento ao cliente pelas empresas já é uma realidade. Segundo pesquisa da Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios já utilizam o App em sua rotina. E a tendência é que, com o lançamento e a popularização do WhatsApp Business, versão para negócio do aplicativo, esse número cresça.

No Brasil, cerca de 96% dos usuários de smartphones têm o WhatsApp Messenger instalado. E a taxa de abertura de 70% das mensagens recebidas pelo App no mundo é incrível. Com essas estatísticas, além de um canal de atendimento eficiente, o WhatsApp tem se mostrado também ótima ferramenta de marketing. Prova disso é que a bola da vez no mundo do marketing digital é o WhatsApp Marketing.

Você, gestor ou dono de restaurante, já ouviu falar nessa nova modalidade de se comunicar com o público? Não!? Então, precisa ler este artigo! Nele vamos mostrar o que é WhatsApp Marketing e daremos dicas de como adotá-lo aí no seu estabelecimento. Confira!

O que é WhatsApp Marketing

O termo WhatsApp Marketing vem sendo cada vez mais usado, mas ainda não é fácil encontrar uma definição para essa que é uma das mais novas formas de fazer marketing digital. No entanto, vamos tentar deixar bem claro esse conceito pra você neste texto.

A gente já citou no início do artigo alguns números impressionantes do WhatsApp. Eles ajudam a explicar por que o App de conversa mais usado do planeta se tornou também uma poderosa ferramenta de marketing para negócios de todos os tamanhos.

Em fundo transparente o logo do WhatsApp muda de cor e embaixo da logo está escrito WhatsApp Marketing

Mas, afinal, o que é WhatsApp Marketing? De maneira simple e fácil de entender, podemos dizer que WhatsApp Marketing é uma maneira das empresas se comunicarem, venderem e iniciarem relacionamento com os clientes pelo aplicativo de mensagens.

Podemos dizer também que WhatsApp Marketing é “fazer marketing pelo WhatsApp”. Ou seja, usar a plataforma como ferramenta para envio de anúncios e promoções, informações de produtos e serviços e para se comunicar com o cliente.

Como o App é extremamente popular e possibilita uma comunicação bem mais próxima do que a maioria dos outros canais de marketing, a efetividade das ações realizadas pelo WhatsApp, quando bem planejadas, trazem ótimos resultados.

As vantagens de fazer WhatsApp Marketing no seu restaurante

Usar o WhatsApp no marketing do seu restaurante tem muitas vantagens. Nós listamos 5 delas abaixo:

Ilustração de um restaurante, no telhado dele há uma faixa onde se lê "restautant" e o logotipo do WhatsApp Business. Em frente ao restaurante há uma lousa onde está escrito "menu".

1. O custo de fazer marketing no WhatsApp é baixo

Fazer WhatsApp Marketing é muito barato, especialmente se comparado com as outras modalidades de marketing.

Assim como o WhatsApp Messenger, a versão para negócios do App, o WhatsApp Business, é gratuito. Por ele, você pode enviar mensagens e se relacionar com toda a sua base de clientes sem custos ou algoritmos que restrinjam seu alcance, ao contrário do que acontece no Facebook, por exemplo.

E mesmo que opte por utilizar uma plataforma que automatize seu atendimento via WhatsApp, ela será bem mais em conta do que outras ferramentas necessárias para realizar outras formas de marketing digital.

2. Agilidade e proximidade na interação com os clientes

O WhatsApp permite interação em tempo real com o cliente e agiliza os contatos entre empresa e público. Com ele, você pode falar com seu cliente como quem conversa com um amigo ou uma pessoa mais próxima.

Assim, consegue estabelecer um relacionamento mais forte e direto com seu consumidor. O que ajuda a aumentar o engajamento e a criar confiança.

3. Alta taxa de abertura das mensagens

Como dissemos nos primeiros parágrafos deste texto, as chances de uma mensagem enviada pelo WhatsApp ser aberta é de 70%. Isso é muito mais do que o desempenho de qualquer lista de e-mail marketing.

Há pesquisas que mostram que 21% dos usuários do WhatsApp olha o mensageiro a cada 5 minutos e 31% abre as mensagens assim que recebe uma notificação. Com esses números, as chances do seu conteúdo ser consumido pelo cliente são grandes.

4. Possibilidade de diversificar o conteúdo

Com o WhatsApp você pode enviar mensagens de textos, imagens, gifs e vídeos para o cliente, todas de forma simples.

Defina sua estratégia e pronto! Basta criar o seu conteúdo e compartilhá-lo.

5. Coleta de dados e mensuração de resultados

A versão para negócios do WhatsApp, o Business, oferece a funcionalidade “estatísticas”, que permite saber exatamente quantas pessoas receberam e quantas abriram uma mensagem. Com esse recurso, você consegue estabelecer quais dos seus conteúdos são mais relevantes para seus clientes.

E se integradas ao uso de uma plataforma de automação e gestão, suas ações de WhatsApp Marketing podem ser completamente mensuradas, ajudando você a tomar decisões estratégicas para o crescimento do seu restaurante.

Como fazer WhatsApp Marketing para restaurantes

Agora que você já sabe o que significa fazer marketing pelo WhatsApp e sabe quais são as vantagens de utilizá-lo, vamos mostrar estratégias para praticá-lo no seu restaurante.

1. Aperfeiçoe seu atendimento ao cliente

Usando o WhatsApp, você consegue elevar o nível do atendimento que oferece ao seu cliente. Recursos como o “envio de mensagens automáticas” e a “criação de menus de autoatendimento” permitem garantir atendimento mais ágil e interação ativa mesmo fora do seu horário de funcionamento.

Ilustração que mostra a ligação entre estabelecimento, o app WhatsApp e o cliente.

Além, disso, como já foi dito aqui, o aplicativo torna suas interações mais pessoais, o que ajuda a aumentar a satisfação do cliente.

2. Crie listas de transmissão segmentadas

As listas de transmissão segmentadas são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de WhatsApp Marketing.

O WhatsApp Business oferece o recurso das tags/etiquetas, que permite que você marque seu clientes como novo, por gênero, interesses e o que mais achar conveniente. Assim é mais fácil criar suas listas de transmissão no WhatsAppp e enviar o conteúdo mais adequado para cada tipo de cliente.

Para não ser inconveniente, uma boa prática e pedir que os clientes mandem uma mensagem dizendo que querem participar de suas listas de transmissão e que eles salvem o número do seu restaurante.

3. Envie promoções

O envio de promoções é uma ação muito eficaz para aumentar vendas com o WhatsApp Marketing.

A palavra oferta aparece em transição em fundo transparente.

Melhore seus resultados criando ofertas diferenciadas para suas listas segmentadas, oferecendo serviços/ produtos/ benefícios que atendam às necessidades daquele consumidor. Assim, as chances de convencer seu cliente a comprar são maiores.

4. Produza conteúdo diversificado e viral

A gente já falou sobre uma das grandes vantagens de usar o WhatsApp no marketing do seu restaurante: a possibilidade de enviar conteúdos em diversos formatos.

Use essa vantagem para produzir conteúdos virais, que impactem seu público e façam ele querer compartilhar. Com isso você consegue propagar sua marca sem precisar gastar dinheiro com mídias pagas.

5. Faça pesquisas de satisfação

Já que você tem um canal direto com o seu cliente, use-o para medir a satisfação dele e ouvir sua opinião sobre os produtos, serviços e atendimento do seu restaurante.

Pelo WhasApp é possível fazer pesquisas em que você pode perguntar o que seu consumidor pensa do estabelecimento e usar as respostas para acabar com erros e aperfeiçoar sua operação.

Os principais cuidados a ter e erros a evitar ao fazer marketing via WhatsApp

Para ter sucesso com o WhatsApp Marketing e garantir mais vendas, clientes fidelizados e maior lucro, estas são regras que você deve obedecer ao usar o WhatsApp como canal de marketing:

1. Nada de SPAM

Esta regra não pode ser quebrada sob nenhuma hipótese e esse compromisso deve ser reforçado constantemente para o cliente.

Homem segura placa de "não spam" e na imagem está escrito "It's time to stop".

Então, lembre-se sempre de perguntar ao seu cliente se ele quer receber seus conteúdos. E, mesmo com permissão dele, não exagere na quantidade de mensagens e considere o valor daquele envio para ele. Tomando esses cuidados, você evita ser bloqueado.

2. Não deixe ninguém sem resposta

Você já imaginou entrar em um restaurante, perguntar a um garçom ou atendente sobre os ingredientes ou preço de um prato e ser ignorado? Não responder às mensagens de um cliente no WhatsApp tem o mesmo efeito.

Nunca deixe alguém sem resposta ou demore demais para responder. Caso você não tenha a informação pedida pelo cliente no momento solicitado, avise isso a ele e se comprometa a respondê-lo depois.

3. Lide bem com rejeições

Mesmo que o seu conteúdo seja interessante, suas ofertas maravilhosas e você não faça SPAM, algumas pessoas podem não querer receber suas mensagens e pedir para sair de sua lista de transmissão.

Quando isso acontecer, acate prontamente a decisão do cliente. Jamais se faça de desentendido e insista nos envios. Isso com certeza prejudicará a imagem de seu restaurante para aquele cliente.

4. Preste atenção aos horários de envio

Uma das vantagens das mensagens automáticas do WhatsApp Business é que seu cliente recebe resposta não importa o horário em que entrar em contato com seu restaurante. Mas esse funcionamento 24h não pode ser estendido para os horários de envios de mensagens suas para o seu público.

Com certeza você acha chato quando ligam oferecendo um plano de internet na hora do seu jantar. E não dá muita atenção àquela mensagem com propaganda enviada no meio do seu final de semana. Então, não seja a empresa desagradável que faz isso. Prefira realizar seus disparos em horário comercial e evite irritar seu cliente.

5. Não envie vídeos pesados demais

Vídeos já são o formato de conteúdo mais consumido na internet e a previsão é que até 2019 80% de todo o tráfego da web será para esse eles.

Logo, criar conteúdo em vídeo e compartilhar com seu cliente e ótima escolha. Mas facilite a vida do seu público: compacte seus vídeos! Assim eles não ficam pesados demais, tornando difícil a visualização, o armazenamento e o compartilhamento da sua mídia.

Então, nosso artigo ajudou você a entender melhor o que é WhatsApp Marketing e saber porque deve adotá-lo no seu restaurante? Se você se interessou pelo tema e quer conhecer outras estratégias para ter sucesso fazendo marketing pelo WhatsApp, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso curso de WhatsApp Marketing, que é grátis e 100% online.